Busca:
 
 
Destaque
Musicografia Braille
08/07/2009

O projeto Musibraille destina-se a criar condições favoráveis à aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual que sejam equivalentes às dos colegas de visão normal. A técnica de Musicografia Braille é uma das principais ferramentas que permitem essa equivalência. Ela foi desenvolvida em 1828 por Louis Braille, que adaptou a técnica para transcrição de textos anteriormente desenvolvida para a transcrição musical. Através desta técnica um texto musical de qualquer complexidade pode ser transcrito para a forma tátil e facilmente assimilado pelos deficientes visuais.

Apesar desta vantagem, existe um grande problema para os deficientes visuais: a escassa quantidade de obras transcritas para esta técnica. Existem alguns poucos programas disponíveis no mercado para transcrição musical. Esses programas permitem de forma bastante limitada que uma pessoa cega (ou não) introduza o texto musical através de um teclado alfanumérico ou de uma interface digital para um instrumento musical (MIDI). O texto digitado pode ser escutado musicalmente e a transcrição se dá de forma automática. Alguns desses programas conseguem ler uma partitura e fazer uma pré-transcrição, através de uma técnica chamada OCR (Optical Character Recognition), economizando tempo no processo de entrada de dados musicais.

Para contexto brasileiro, entretanto, estes programas estão fora da realidade, pois além de caros são incompletos. Mais importante: não existe conhecimento disseminado nem para sua utilização direta nem para o ensino qualificado.

A situação hoje é que, como os professores de música não têm conhecimento da musicografia Braille, acabam por recusar-se a lecionar para estudantes cegos por julgarem impossível passar para eles o conteúdo das partituras com efetividade. Desta forma, torna-se muito difícil a inclusão de músicos cegos nas escolas de música regular.

http://www.intervox.nce.ufrj.br/musibraille/

mais destaques
10/07/2009 NÁ MUSIC: NEW AMAZONIA`S MUSIC
08/07/2009 O Creative Commons Brasil é um projeto sem fins lucrativos
08/07/2009 Tecnologia dedicada à Música Independente Brasileira
08/07/2009 Musicografia Braille
04/06/2009 Vinil Laranja de volta ao Brasil.
 
 
 
 
Melhor visualização em 1024 x 768 no I.E
NÁ FIGUEREDO - AV. Gentil Binttencourt, 449 Bairro: Nazaré - Fones: (91) +55 3224 - 8948 / 2592 - Belém - Pará
NÁ FIGUEREDO - Estação das Docas - Fones: (91) +55 3212 - 3421 - Belém - Pará
Home  |  Quem Somos  Ná Music | Contatos
Copyright©2008 Ná Figueredo - Todos os direitos reservados.